Mórmons têm um conceito não-cristão de Deus? Mórmons são politeístas?

O conceito da trindade (que Deus o Pai, Jesus Cristo, e o Espírito Santo são simultaneamente três entidades separadas e uma só "substância") foi adotado formalmente pela igreja cristã antiga no ano 325 d.C. com o credo de Nicene, após muito debate e com muitos dissidentes.
Os mórmons acreditam que nesta altura a igreja antiga já tinha perdido a autoridade para agir no nome de Deus, e assim não sentimos obrigados a aceitar as decisões do credo. Por sorte, no entanto, a descrição da trindade do credo de Nicene é tão vaga que facilmente inclui o conceito mórmon de Deus. O conceito da trindade descreve um Deus em três pessoas; todos os três, como distintos 'pessoas', compartilham uma única essência divina, existência, ou natureza (veja wikipedia). Esta idéia é resumida no credo de Atanásio, escrito alguns anos após o credo de Nicene, que indica: "Mas a fé universal é esta, que adoremos um único Deus em Trindade, e a Trindade em unidade. Não confundindo as pessoas, nem dividindo a substância. Porque a pessoa do Pai é uma, a do Filho é outra, e a do Espírito Santo outra. Mas no Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma mesma divindade, igual em glória e co-eterna majestade." Como é que os mórmons entendem este conceito tão confuso e aparentemente contraditório?
Deus o Pai, Jesus Cristo, e o Espírito Santo são três indivíduos fisicamente distintos, assim como minha esposa e eu somos fisicamente distintos. Que o Pai e o Filho são fisicamente distintos é evidente em João 17.

Os três são da mesma "essência, existência, ou natureza" (termos vagos) no sentido que operam em perfeita união de propósito, assim como minha esposa e eu operaríamos em união perfeita como um só casal se fôssemos seres perfeitos. Alguns criticam a igreja SUD, alegando que não é uma denominação cristã. Por acreditar que Deus o Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo são fisicamente separados embora perfeitamente unidos em propósito, é alegado que a teologia mórmon é incompatível com o credo de Nicene. O motivo de considerar aceitar o credo de Nicene um requisito essencial para todo cristão não é explicado, nem são satisfatórias as razões por que a teologia mórmon viola tal credo. Outros críticos vão além disso, alegando que os mórmons são politeístas. Esta idéia é simplesmente errada. Os mórmons acreditam no Deus mostrado pelas escrituras; acreditam que Deus o Pai, Jesus Cristo, e o Espírito Santo juntos constituem uma única "Divindade." No mormonismo, as palavras "Deus" e "Divindade" são usadas freqüentemente como sinônimos. Quando dizemos que Deus é onipotente, onisciente, onibenevolente, eterno, imutável e imortal, não distinguimos entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, mas referimos a eles coletivamente como uma só entidade, a Deidade, ou, muitas vezes, simplesmente Deus.

Nenhum comentário: